quinta-feira, maio 3

The Exotic Marigold Hotel

Return to India...

Todos os que me conhecem, têm oportunidade de constatar a paixão assolapada que tenho por este país, para os que lêem com especial atenção os meus textos, tenho o prazer de os informar que possuo este grande amor na minha alma. 
A frase que digo mais vezes é: "Não quero morrer sem ir à Índia!". Este filme vem dar-me a esperança que a crise me tem roubado.
O que salta mais à vista neste filme é o elenco de luxo que este consegue incorporar desde Judi Dench, passando por Bill Nighy e Maggie Smith, este é sem dúvida o ingrediente chave de toda a narrativa. Junta-se a isto humor britânico, magnificas paisagens (deste fantástico país que é a Índia) e conseguimos um filme bastante interessante.
Considero que para se perceber esta narrativa é necessário ter uma idade consideravelmente avançada no tempo, visto que as dificuldades e problemas destas personagens se devem essencialmente ao tempo de vida, uns porque estão doentes, outros porque estão fartos de trabalhar, ainda há quem esteja cansado do casamento e e por fim porque todos sofrem de uma doença social praticamente sem cura, a solidão. A história da sociedade está numa altura particularmente propicia a este tipo de produções, não só para emocionar os que sofrem destes problemas mas também, para elucidar mentes mais "distraídas" ou "ocupadas".
No geral, penso que o filme não seja nada de extraordinário, no entanto, também defendo que é bastante profundo e curiosamente cuidadoso no humor negro que pretende transmitir.
Simples e elucidativo são os adjectivos que caracterizam esta viagem pela Índia.