sábado, abril 16

Red Riding Hood - A Rapariga do Capuz Vermelho

E aqui está o novo filme de Catherine Hardwicke, a câmara mantêm-se, os clichés do argumento também só mudam os actores...

É a mais pura das verdades quando dizemos que Hardwicke criou o melhor filme da saga
Twilight, é indescutivel que foi a única a conseguir que os protagonistas deste mesmo fenómeno juvenil criassem alguma química em frente às câmaras. No entanto isso não faz dela um génio, ou uma excelente realizadora, faz dela uma profissional em ascensão na categoria cinematográfica dedicada aos jovens!
Red Riding Hood
é o típico filme em que é suposto haver mistério, acção e misticismo, porém o que vemos na tela são um conjunto de actores atraentes (e alguns profissionais de qualidade) a exibirem a sua sensualidade e química (inexistente). Esperava-se algures no argumento uma aproximação à história dos Irmãos Grimm ou uma reinvenção da história do Capuchinho Vermelho, algo que não aconteceu.
Amanda Seyfried já nos deu provas de ser uma actriz com algumas qualidades representativas na série
Veronica Mars e eventualmente no filme Juntos ao Luar, no entanto, neste filme é completamente esmagada alguma hipótese ou tentativa de expressar qualidades artísticas, sendo a jovem actriz reduzida a um cliché de "pretty girl on a monster movie". Os protagonistas (Shiloh Fernandez e Max Irons) são, previsivelmente, um péssimo ingrediente, e que pioram substancialmente a prestação da actriz, criando um triângulo amoroso pouco substancial e sem qualquer pinga de química. A banda-sonora que era algo que esperava estar bastante razoável ou até mesmo excelente, torna-se um elemento cada vez mais desinteressante e pouco motivante conforme o desenrolar do filme.
Escusado será dizer que o público mais entusiasta da realizadora irá adorar sobretudo pelo "fetichismo" dos planos de câmara. Não censuro o género de Hardwicke em relação à movimentação da sua câmara, mas se isso fosse acompanhado de um bom argumento e de boas interpretações o resultado seria muito mais notável ou até impressionante.
É de todo impossível não comparar este filme a Twilight, penso que Catherine Hardwicke, quis repetir o sucesso de bilheteira, o que provavelmente vai conseguir.


Ps- É escusado mandar e-mails insultuosos acerca da minha posição em relação ao Twilight pois a minha opinião é apenas e somente minha não querendo melindrar fãs ou entusiastas da saga. Obrigada, Catarina R.P.