terça-feira, setembro 11

Black (2005)

Bollywood tem um filme de excelência, tão perfeito que eu andei mais de um mês sem saber o que escrever...

Ainda tenho claras duvidas no que dizer à cerca desta magnifica história. Um professor alcoólico encontra uma estudante muito especial, cega e surda. O desafio deste homem é tornar esta jovem numa cidadã perfeitamente integrada na sociedade, é assim que começa uma viagem emocionante, especial e excepcionalmente única.
Índia possui uma industria cinematográfica fantástica, diversas vezes reduzida pelo senso comum a musicais espampanantes. Aqui está a derradeira prova de que Bollywood é capaz de realizar verdadeiras pérolas cinematográficas.
Os actores deste filmes são altamente competentes oferecendo-nos momentos de puro deleite, Amitabh Bachchan é o homem perfeito para este papel, encarna magnificamente um homem sensato, arrependido, inteligente e excêntrico. Rani Mukerji tem a difícil tarefa de representar uma personagem cega e surda, apesar de difícil a actriz hipnotiza o espectador com facilidade, emocionando o público a cada segundo. A relação entre as personagens é envolvente e cativante conseguido atingir níveis de perfeição inigualável.
A realização de Sanjay Leela Bhansali está magnifica, as analepses são colocadas nos momentos precisos e adequados, e existe uma captação emocional muito intensa, quase como se a câmara conseguisse explorar o interior das personagens mantendo um clima particularmente energético.

Uma história mágica que ultrapassa as barreiras do preconceito e que nos ensina a caminhar na vida com calma, serenidade, tolerância e bondade. Porque apesar de todas as nossas diferenças somos todos humanos e caminhamos para o mesmo precipício, a morte.