quarta-feira, abril 11

The Borgias Season 2 Review


Atenção contém Spoillers

Finalmente após alguns meses de angustia pode dizer-se que "Quem espera sempre alcança". Neste caso concreto alcança um episódio que promete uma temporada conflituosa, sangrenta, sensual, mas acima de tudo isto emocionante.

Iniciamos a segunda temporada com um Cesare muito mais racional, com laivos de premeditação macabra, mas também conseguimos observar momentos de raiva que futuramente poderão levar à loucura. Juan regressa com um carácter ainda mais disfuncional com tendências egocêntricas terrivelmente evidentes. Continua a fiel e tóxica relação entre pai e filhos onde Alexandre prima pela defesa da família e dos seus valores (ainda que bastante desviados do convencional) que culmina numa tentativa paterna de aliar os filhos homens da família, Juan e Cesare, tentativa essa que não parece dar frutos. Lucrezia permanece, por enquanto, muito à margem dos problemas familiares pelo que não tardará em incluir-se na narrativa criminosa dos seus compatriotas consanguíneos.
Este episódio primou na preparação para o que se irá passar no ecrã brevemente, um regresso ainda muito contido, mas com laivos de brutalidade e sensualidade que prometem ser o centro de todas as disputas na casa papal.
Neil Jordan revela ser um homem prevenido e inteligente quando assume o papel de realizador e argumentista garantindo assim uma fiabilidade enorme no argumento e projecção final da ideia original. A principio pode parecer completamente idiota o que acabo de referir, mas se pensarmos com cautela percebemos que toda a extraordinária conexão entre personagens, diálogos e espaço estão incrivelmente bem dirigidas, tudo isto se deve a uma eficaz comunicação entre estes dois departamentos o argumento e a realização, que têm a mesma origem, o intelecto de Jordan.

Promete: Crime, Poder, Guerra, Lucro e Luxo...
Espero: Muito mais do que isso!