sábado, fevereiro 5

Black Swan

Contém um spoiler em jeito de metáfora!

Darren Aronofsky apresenta-nos uma deslumbrante realização acompanhada de uma magnifica interpretação de Natalie Portman.

Confesso que a minha opinião sobre este filme está inteiramente relacionada com a minha intensa paixão pelo Ballet!
A caracterização é espantosa e o guarda-roupa também é igualmente interessante! O argumento é intenso e trata da história de uma bailarina que queria atingir a perfeição que parece nunca chegar aos seus pés, a obsessão pela tão desejada "qualidade dos deuses" altera para sempre a vida desta jovem.A personagem interpretada por Portman é de tal maneira intensa que por momentos chegamos a pensar que tudo o que ela vê, sente e pensa é real, e que o mundo que julgamos ser real não passa de uma alucinação ou até mesmo uma pequena ilusão.
Há sem dúvida uma intensa carga dramática ao longo de todo o filme em torno da questão da idade em que os bailarinos são quase forçados a abandonar e ignorar a sua grande vontade e dedicação à dança, é este receio que se torna num poderoso medo de perder tudo sem sequer provar o sabor da glória de protagonizar o papel principal! É sobretudo este medo que corrói intensamente a alma desta jovem e que a conduz ao "eterno sono"!

É de também salientar que está muito bem conseguida a aliança entre o suspense esquizofrénico e a dança clássica, assim como o casamento entre os momentos de terror e a tensão sexual!
Black Swan é daqueles filmes que se adora ou se odeia, tal como o bem e o mal, sem meios termos!