sexta-feira, julho 23

A Origem

Christopher Nolan dispensa descrições e apresentações formais. É um realizador que sabe o que faz, e escolhe actores com uma qualidade elevada como é o caso de DiCaprio, Page e Cottilard. Nolan consegue surpreender-me sempre que vejo um dos seus filmes, desde do exorbitante e emocionante "The Prestige" ao contorverso e macabro "The Dark Knight", "Inception" (A Origem) é só mais uma prova do seu extraordinário talento.

O argumento deste filme é extraordináriamente surpreendente, absolutamente intrigante e ainda consegue ser de natureza futurista. A banda-sonora ficou um pouco por terra, as expectativas eram maiores devido à musica do filme "The Dark Knight" (com a assinatura de Hans Zimmer). Efeito especiais acompanham o resto do filme sendo também um dos melhores condimentos deste filme. DiCaprio está deslumbrante, como sempre, acompanhado pela grande revelação adolescente do cinema Ellen Page (nomeada para um Óscar com JUNO) e Marion Cotillard (vencedora de um Óscar da academia). Todos estes actores já nos deram provas de serem realmente bons naquilo a que se propõem fazer.

O tema do filme é bastante controverso. Afinal estamos a falar de pensamentos, sonhos, ideias e expectativas dos seres humanos, estamos a falar de uma revolução na essência humana e na forma como se manifesta. A forma como é abordado é sem duvida a melhor... Mergulha o espectador no mundo do impossível e do fantástico e depois disso deixa-o reflectir após a saída da sala de cinema e a digestão das pipocas doces ou salgadas.

Melhor era impossível! Nolan conseguiu, atingiu a perfeição humanamente possível para um tema como este.