domingo, maio 22

Pirates of Caribbean On Stranger Tides

Johnny Depp está de volta na pele do carismático pirata Jack Sparrow, aliás Captain Jack Sparrow. Nesta viagem não está em questão a vida de uma bela donzela, não estão em causa cofres de homens mortos e a navegação não é feita no "Precious Pearl", mas sim no "Queen Anne's Revenge" comandado pelo temível Blackbeard (Ian MacShane).

Depois de termos encarado a viagem aos
Confins do Mundo como a última, depois da confusão que se gerou para perceber como a saga tinha terminado, e de chegar à conclusão que 99,9% da população não tinha visto o final de Elizabeth e Will Turner, entendemos (finalmente) que há mais um rumo a seguir... chegar à fonte da juventude!
O capitão deste filme já não é
Gore Verbinski (com muita pena minha) mas sim Rob Marshal, que não se mostrou à altura de continuar a navegar por mares já navegados.
Este último
Piratas das Caraíbas revela uma falta de conexão e bom senso inimagináveis a nível do argumento, é verdade existe humor e acção mas não na proporção necessária nem na qualidade ambicionada. Digamos que o título "On Strange Tides", encarado no sentido pejorativo, é perfeito para resumir toda uma crítica sobre este filme.
No que diz respeito ao romance, qualquer gota de química entre
Penélope Cruz e Johnny Depp é pura imaginação, e todas as tentativas forçadas dos actores tornam-se estupidamente ruins e dificilmente têm o resultado esperado. Quanto aos actores secundários que vêm substituir Orlando Bloom e Keira Knightley (Sam Claflin e Astrid Berges-Frisbey), têm interpretações pouco activas ou até mesmo produtivas, e de tal forma más que, o romance se transforma num cliché miserável e previsível.
Os efeitos especiais e a banda-sonora, do excepcional cavalheiro Hans Zimmer, são elementos técnicos que estão (como sempre) esplêndidos. O que no meio de tantos bocejos e momentos de pura decepção acaba por não ser tão valorizado como deveria.


A questão que reside no final deste filme é: O que aconteceu à sereia Syrena e ao missionário Philip?! Bem... na verdade não sei mas, o que atormenta mais o meu ser não é isso! O que perturba a minha mente depois de ver a desilusão que foi navegar até à fonte da juventude é isto: Será que vai haver o Piratas da Caraibas Cinco?! Espero bem que não para desanimar já bastou este.... mas sim parece que há alguém quer continuar a lucrar com a saga!

Resumindo, os fãs da saga vão ficar decepcionados e intrigados, os fãs de Johnny Depp ou Geoffrey Rush vão ficar mais uma vez impressionados. No entanto os indiferentes ou os que não viram os filmes anteriores vão dizer: "Foi engraçado!" Todavia não se deixem enganar caros amigos e leitores pois o que está para trás é muito mais emocionante do que aquilo que acabaram de ver.

Ps- Caro espectador por favor não se esqueça de ver os créditos finais até ao fim como aconteceu em
Piratas das Caraíbas Nos Confins do Mundo há um final à sua espera!