quinta-feira, janeiro 7

2009

Chegou a hora da reflexão...

2009 não foi o melhor ano para o mundo cinematográfico mas com toda a certeza que teve as suas pérolas.
Na minha opinião as jóias da coroa foram: (não estão por ordem de preferência)

Gran Torino
Welcome - Bem-vindo
Deixa-me Entrar
Inglourious Basterds
The Reader
Star Trek
Revolutionary Road
Public Enemies
Milk
Brothers Bloom
Avatar
Tetro
Um Profeta
Slumdog Millionaire
The Fall
The Boy In The Striped Pyjamas

Talvez o filme que me tenha marcado mais este ano fosse Avatar. Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que não é pelos efeitos especiais ou pelo medíocre argumento, mas sim pela ousadia do ExmºSr James Cameron lançar este filme precisamente quando os países do mundo decidem o que fazer em relação ao impacto ambiental que se vive actualmente. E como grande defensora do ambiente e sobretudo da Amazónia, não poderia deixar de gostar, não é bem gostar é adorar este glorioso filme. Como disse José Vieira Mendes "Avatar está para o cinema quase como a chegada do Homem à Lua esteve para a ciência", brilhante comentário deste senhor.
No entanto houve filmes que me surpreenderam como Star Trek, simplesmente fantástico, a melhor adaptação de série televisiva de sempre, as minhas expectativas eram baixas visto que os filmes do género nunca são muito interessantes, acho que até estou a ser demasiado simpática.
O filme que mais me desiludiu este ano foi The Doubt, apesar de ter sido considerado um dos melhores do ano por muitos criticos e cinéfilos. Na minha opinião um filme daquela qualidade merecia um final minimante gratificante, o que não se verificou, é algo que não posso tolerar.

Este ano a inspiração por parte dos nossos cinéfilos não foi muita em comparação com os anos anteriores e com o ano que para mim foi o melhor desta década, falo obviamente do ano 2005!
A todos os meus leitores amigos e conhecidos um óptimo 2010 recheado de bons filme e sobretudo de grandes e gloriosas surpresas cinematográficas.

Saudações e Abraços Cinematográficos