terça-feira, março 29

Rango - Behind the Scenes





Rango, o fenómeno da animação do ano!

Because find yourself could be a really great adventure!
Society can be cruel!

terça-feira, março 22

Blue Valentine

A vida de um casal como nunca ninguém viu...

Chegou às salas de cinema um filme com um romantismo cruel que é no mínimo curioso e único. Blue Valentine explora a intimidade de um casal de uma forma pouco usual com um realismo impressionante, que nos faz pensar no que é o amor, a família, o casamento, as obrigações maternas e paternas e por fim como todos estes ingredientes se misturam entre si, criando um conflito interior pessoal, mesmo no seio de um casamento e/ou relação. Este filme torna-se único não pelo tema em si, mas mais especificamente pela a forma como é explorado, tanto a nível emocional, como a nível sexual.
A fotografia e os planos de câmara estão de tal forma bem conseguidos que revelam uma força e interacção muito intensa com o público, há quase que uma química entre os actores, o espectador e a câmara. O argumento é (como eu costumo dizer) poderoso, acompanhado de duas extraordinárias e magnificas interpretações Ryan Gosling e Michelle Williams. Ambos os actores revelam uma poderosa química que nos deixa completamente boquiabertos! Extraordinário o trabalho que ambos conseguiram fazer, isto porque
quando assistimos ao filme verificamos que Dean e Cindy são um só, e nós que estamos apenas a observar, como seres não intervenientes na história, não podemos deixar de sentir aquelas angústias, dúvidas e expectativas a que somos expostos a cada minuto de filme.
O próprio título está incrivelmente bem escolhido, remetendo-nos imediatamente para a expressão: "Are you felling blue?".

Um filme que nos choca, emociona e ao mesmo tempo nos surpreende. E tudo isto centrando-se apenas na realidade mais profunda e íntima de um simples casal que poderá estar mais perto do que nós imaginamos.

sábado, março 19

Os Agentes do Destino

Considerado o encontro entre Inception e Bourne?! Esta é a minha questão inicial...

Bourne
foi uma saga em que acção era garantidamente elegante em vez de barata, por outro lado Inception é a combinação perfeita entre argumento, realização, representação e técnicas cinematográficas.
Custa-me dizer que o novo filme de George Nolfi não possui as qualidades anteriormente referidas. Verdade seja dita que, no que toca às interpretações temos (como sempre) um óptimo trabalho de Matt Damon e surpreendentemente (pelo menos para mim) Emily Blunt! No entanto, no plano do argumento, fica muito baixo das expectativas. Por outro lado, a história em que este assenta é no mínimo intrigante e de uma criatividade superior à maioria dos filmes do género (ficção cientifica/acção).
Existem momentos empolgantes durante o filme mas não o suficiente para nos surpreender e nos deixar naquela expectativa agradável de tentar descobrir o que vai acontecer a seguir, isto até porque o final é previsível e não deixa uma única gota de suspense no ar como eu estaria à espera que deixasse! Isto porque ambos os filmes a que esta película é comparada têm finais intrigantes e inesperados!
É um filme que nos faz pensar no poder que temos sobre as nossas próprias vidas e as consequências boas e más das nossas decisões... Em resumo é um filme que vale a pena ver, mas, porém, todavia, contudo não é um fenómeno cinematográfico e muito menos o cruzamento entre Bourne e Inception! Isto é a prova que a publicidade enganosa existe!

terça-feira, março 1

Comentário mais profundo em relação à gala dos Oscares...

Voltei para comentar com maior rigor (e menos sono) a gala dos Oscares...

Em relação a James Franco, referi no texto anterior que a sua apresentação não foi de todo má, e já me vieram dizer se eu tinha bebido alguma coisa ou se me encontrava com plena sanidade mental... regressei para dizer que estava bem quando escrevi o meu anterior comentário e também para referir que compreendo o comportamento de James Franco, pois se eu estivesse na mesma situação do que ele, a ver o papel da minha vida a ser completamente desvalorizado, teria a mesma reacção, pois há que notar que ao longo da gala a sua prestação vai piorando, e verdade seja dita, que Franco escolheu francamente mal o ano para interpretar o papel da sua carreira!
Como estou cansada de referir adorei o filme de Danny Boyle, aliás tornou-se um dos muitos filmes que transformou e alterou a minha vida... Por isso sou tenho de admito que possam duvidar da minha credibilidade quando falo de James Franco.

Como todos os anos, há injustiças, porque cada um de nós tem uma opinião e um favorito e queremos que esse ganhe todas as categorias mesmo que não seja o melhor em "jogo"! No entanto, também acho que quando muitas pessoas partilham da mesma opinião, aí o caso já se torna mais grave... Como a vitória do "The King's Speech", a maioria dos cinéfilos concorda que "Inception" é o melhor filme, há quem torça por "The Black Swan", alguns rezaram por "True Grift" ou "The Social Network", no entanto poucos foram os que desejaram a vitória "The King's Speech", a minha questão é estão os cinéfilos todos a perder capacidades?! Ou há de facto alguma coisa que mexe na academia que não o sentido de reconhecer bons filmes?! Eu inclino-me para a segunda, e acho que os cinéfilos concordam...

É de referir a injustiça nas categorias de melhor banda-sonora, melhor canção original, melhor realização e melhor filme de animação.

A gala em si não foi das melhores, mas também, há muito tempo que se perdeu o verdadeiro espírito dos Oscares, acho que já é hábito as galas serem franquinhas, com a excepção de 2008 é claro!

Abraços e Cumprimentos Cinéfilos