segunda-feira, fevereiro 28

And the Oscar Goes To...

Melhor Curta – God of Love
Melhor Curta de Animação – The Lost Thing
Melhor Documentário – Inside Job
Melhor Curta de Documentário – Strangers No More
Melhor Caracterização – The Wolfman
Melhor Fotografia – Inception
Melhor Direcção Artística – Alice in Wonderland
Melhor Banda-Sonora – The Social Network
Melhor Canção Original – Toy Story 3: “We belong Together”
Melhor Guarda-Roupa – Alice in Wonderland
Melhor Montagem – The Social Network
Melhor Mistura de Som – Inception
Melhor Edição de Som – Inception
Melhores Efeitos Especiais – Inception
Melhor Filme de Animação – Toy Story 3
Melhor Filme Estrangeiro – In a Better World
Melhor Argumento Adaptado – The Social Network
Melhor Argumento – The King’s Speech
Melhor Actriz secundária – Melissa Leo
Melhor Actor Secundário – Christian Bale
Melhor Actriz Principal – Colin Firth
Melhor Actor Principal – Natalie Portman
Melhor Realizador – Tom Hooper: The King’s Speech
MELHOR FILME - The King's Speech

A apresentação de James Franco e Anne Hathaway foi muito divertida, e consequentemente muito bem conseguida, os substitutos de Hugh Jackman mostraram ter capacidade para dirigir um evento deste tipo! Momento musical de Hathaway foi especial e pessoalmente gostei muito… James Franco vestido de mulher foi no mínimo original mas um pouco estranho… deu para eu me rir à gargalhada às duas ou três da manhã.
Uma agradável surpresa para mim no Óscar de melhor filme estrangeiro! Um poderoso trabalho nos cenários no palco do Kodak Theatre ! Algumas apresentações foram um pouco deslocadas, mas Billy Crystal foi a apresentação da noite sem dúvida nenhuma!
Melhor banda-sonora começou por ser bem apresentada mas esperava uma melhor apresentação, tal como a canção original o foi…Com grande pena minha nem 127 hours nem Inception do grande Hans Zimmer levaram o Óscar para casa! Momento alto foi, como sempre o é, os tributos às estrelas no céu… Também a subida ao palco de três dos mais célebres homens que mudaram o cinema foi um momento tocante!

Apesar de só ter 4 oscares "The King's Speech" foi o grande vencedor como se previa. Tal como se dizia mas não como eu queria The Black Swan, Inception e 127 hours saíram com pouca glória, isto na minha opinião. Inception sai vitorioso em termos técnicos e pouco mais do que isso o que é injusto e ao mesmo tempo justo!
Um comentário sobre o guarda-roupa os vestidos de Anne Hathaway são absolutamente fabulosos!
O cansaço como devem imaginar é muito e por isso termino os comentários!

quinta-feira, fevereiro 24

127 Hours


127 hours conta a história de um homem sozinho e encurralado no Grand Canyon, para além de verídica e extraordinária, esta história, ainda conta com um argumento que para mim merecia o Óscar (se não estivesse a competir com The Social Network)! A interpretação de James Franco é surpreendente, o actor que fará brevemente 33 anos revela uma maturidade na performance incrível, tal como Natalie Portman em The BLack Swan. Franco consegue com grande mestria transparecer para o ecrã todas as emoções da personagem e fá-lo de tal maneira que quase nos sentimos a viver aquela história e daquela forma! As emoções explicitas e implícitas ao longo do filme são de tal maneira fortes que se tornam verdadeiramente angustiantes. A banda-sonora é magnifica, um ingrediente que considero chave para que a história e o filme se tornem tão emocionantes. Danny Boyle fez um trabalho impecável no toca à realização, e é com imensa mágoa que vejo este filme ser tão "rejeitado" por parte da academia!

É uma narrativa de sobrevivência, onde a angustia e o desespero aliados à força de vontade de viver em liberdade tornam este filme único! É daquele tipo de filmes que não se explica, sente-se, reflecte-se e conclui-se que a vida tem muito mais valor do que aquele que lhe damos todos os dias...

Um dos melhores filmes do ano, e talvez de sempre! Posso dizer que depois de o ver mudou a minha vida...

segunda-feira, fevereiro 21

O meus vencedores...


Melhor Realizador
Darren Aronofsky
(The Black Swan)

Melhor Argumento Adaptado

The Social Network
apesar de estar muito inclinada para 127 Hours


Melhor Argumento Original

Inception

Melhor Actriz Secundária

Melissa Leo(The Fighter) ou Helena Bohan Carter (The King's Speetch), apesar do desacordo dos críticos


Melhor Actor Secundário

Christian Bale (The Fighter)


Melhor Actriz Principal

Natalie Portman (Black Swan)


Melhor Actor Principal
Colin Firth (The KIng's Speetch) apesar de eu ter adorado James Franco (127 Hours)

Melhor Filme
Temos um terrível e mirabolante empate nunca antes visto na história deste blogue, e talvez da minha vida...

Inception

127 Hours

Black Swan


Todos estes filmes tiveram excelentes realizações (apesar de Christopher Nolan não ter sido nomeado) e claro excelentes representações, com histórias que me levaram às lágrimas por isso temos um tremendo ano para o cinema, isto na minha opinião!

Também queria o grande derrotado da noite fosse The King's Speetch, apesar de ser uma história bastante interessante, ter sido nomeado para imensas categorias, e também contar com interpretações de peso, considero que não tem o suficiente para me arrepiar ou me impressionar, contudo é um excelente filme com possibilidades únicas de vencer, mas noutro ano, em 2011 os candidatos são de peso
(Isto é na minha imaginação porque a academia tem outras ideias)!

A opinião anteriormente expressa é apenas e somente minha, não querendo ofender terceiros nem melindrar outras opiniões, em caso de desacordo por favor agradecia que os e-mails que eventualmente sejam enviados não sejam insultuosos... É de notar que a minha opinião não é a da academia!
Obrigada
Catarina R.P.

segunda-feira, fevereiro 14

Happy Valentine's Day - On Glee Style

Apesar de achar este dia altamente ridículo, em que duas pessoas têm de estar obrigatoriamente juntas, se não dá discussão, e a oferecerem bonecos horríveis umas às outras.
Ainda assim quero dedicar este post aos marginalizados neste dia... os solteiros! Este dia de São Valentim é vosso saiam à rua com os vossos amigos solteiros e espalhem outro tipo de amor... a amizade! Os que me conhecem sabem que adoro minorias e as apoio sempre, porque são elas que mudam o mundo e o fazem evoluir, acho que é uma das razões deste post!
E como eu adoro o Kurt e o Blaine (ai de quem goze com eles há minha frente) aqui fica um vídeo com umas das mais bonitas canções de amor!



Depois de escrever isto não quero mais ouvir falar em Dia dos Namorados!
Agora digam lá que as decorações de São Valentim não são irritantes?!

sexta-feira, fevereiro 11

Os 8 melhores da Tv

A minha lista dos melhores da Tv em 2010:

1º) The Pacific

2º) Mad Men
3º) Dexter
4º) Sherlock Holmes
5º) Glee
6º) The Big Bang Theory

7º) House
8º) The Boardwalk Empire

Os 10 melhores de 2010

Esta é a minha lista dos 10 melhores filmes de 2010:

1º) Inception
2º) O Escritor Fantasma
3º) The Ilusionist
4º) A Serious Man
5º) The Social Network
6º) Shutter Island
7º) O Laço Branco
8º) Toy Story 3
9º) Up in the Air
10º) Desassossego

Ps- Após ler a lista do Exmº Srº João Lopes apercebi-me que me faltava um filme... Le Ballet de l'Opera de Paris! Enfim paciência!

domingo, fevereiro 6

Glee - Um fenómeno musical e televisivo

Depois dos nerds em "The Big Bang Theory" vêm os losers (falhados) em "Glee".
As duas séries televisivas que agarram os públicos mais marginalizados da sociedade, e transformam-nos em verdadeiros fenómenos.

Há muito que os musicais tiveram a sua sentença de morte no cinema e no teatro, no entanto, "Glee" adiou essa sentença e tornou o este género, tão desprezado pelo público, naquilo a que podemos chamar um sucesso nunca antes visto!

As vozes dos actores, as próprias composições e histórias de adolescentes fazem com que o público se entusiasme, se identifique e revele os seus dotes musicais!

Finalmente as pessoas começam a concordar comigo e a dizer entre dentes que os musicais são o género mais artístico e mais entusiasmante que existe! No entanto os Trillers Psicológicos e os Romances têm também um lugar especial no meu coração!

sábado, fevereiro 5

Black Swan

Contém um spoiler em jeito de metáfora!

Darren Aronofsky apresenta-nos uma deslumbrante realização acompanhada de uma magnifica interpretação de Natalie Portman.

Confesso que a minha opinião sobre este filme está inteiramente relacionada com a minha intensa paixão pelo Ballet!
A caracterização é espantosa e o guarda-roupa também é igualmente interessante! O argumento é intenso e trata da história de uma bailarina que queria atingir a perfeição que parece nunca chegar aos seus pés, a obsessão pela tão desejada "qualidade dos deuses" altera para sempre a vida desta jovem.A personagem interpretada por Portman é de tal maneira intensa que por momentos chegamos a pensar que tudo o que ela vê, sente e pensa é real, e que o mundo que julgamos ser real não passa de uma alucinação ou até mesmo uma pequena ilusão.
Há sem dúvida uma intensa carga dramática ao longo de todo o filme em torno da questão da idade em que os bailarinos são quase forçados a abandonar e ignorar a sua grande vontade e dedicação à dança, é este receio que se torna num poderoso medo de perder tudo sem sequer provar o sabor da glória de protagonizar o papel principal! É sobretudo este medo que corrói intensamente a alma desta jovem e que a conduz ao "eterno sono"!

É de também salientar que está muito bem conseguida a aliança entre o suspense esquizofrénico e a dança clássica, assim como o casamento entre os momentos de terror e a tensão sexual!
Black Swan é daqueles filmes que se adora ou se odeia, tal como o bem e o mal, sem meios termos!

Um aniversário muito especial...


Uma pequena homenagem no meu modesto blog...


Hoje, dia 5 de Fevereiro, é o dia de aniversário de alguém que foi uma das principais responsáveis pelo meu insaciável gosto pela literatura e enorme paixão pelas artes em geral. Foi esta senhora e grande mulher que me ensinou e me emprestou alguns dos grandes clássicos do cinema...

Desde já quero agradecer a esta extraordinária mulher... Fernanda Santos muitos Parabéns, muitas felicidades e sobretudo Obrigada!


Estes são os meus votos mais sinceros!

quinta-feira, fevereiro 3

Ballet - Swan Lake



Magnifico!

terça-feira, fevereiro 1

John Barry

Faleceu o extraordinário John Barry...

O criador das bandas-sonoras de África Minha, Dança com os Lobos ou James Bond.
Desapareceu mais uma estrela do cinema, mas para trás deixa-nos uma extraordinária carreira e composições que são no mínimo divinas!

Aqui neste modesto blog fica a homenagem à vida e à obra de John Barry!