terça-feira, fevereiro 24

Ódio de Amar

O cinema é tudo: é paixão, ódio, vida, morte, tristeza, alegria, é a alma do mundo afundado pela quotidiana angustia de viver, é no fundo emoção. Qual a pessoa que uma vez na vida não se emocionou numa ida ao cinema? Qual a pessoa que nunca deu uma gargalhada género Bart Simpson durante um filme? Qual a pessoa que pode negar o poder do grande ecrã para mudar tudo e todos? Ninguém? Claro!

Sinto-me extremamente desiludida pelas fracas produções cinematográficas e filmes aparentemente muito publicitados mas que nem sequer são dignos do título de filme... Desulada por saber que cada dia que passa se fazem mais e piores filmes, de saber que o cinema é visto por muitos como uma fonte ilimitada de dinheiro e fama, e nunca como uma profissão digna de paixão e sacrifício... Estupidamente cansada de ver serem esquecidos excelentes actores porque não são bonitos, e excelentes actrizes serem ignoradas porque não pesam 30 quilos! Tudo isto destrói uma das únicas coisas mais belas, fantásticas, e fascinantes que o homem alguma vez criou! Sim porque tirando o cinema, a música, e a literatura o homem só cria poluição (mental) e contribuiu para o aquecimento global!

Muitos consideram-me louca por pensar desta forma, poucos compreendem o que quero dizer, e nenhuns partilham a minha opinião!

Pergunto: Será apenas a minha alma apaixonada a única a sentir tamanha dor de acompanhar a eutanásia cinematográfica?
Acho que sim porque estou "internada num manicómio sem manicómio."

Quem sou eu para sentir tal emoção?
"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada,
à parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

domingo, fevereiro 22

Oscares de 2008 - Vencedores

São 5 da manhã o cansaço é imenso mas aqui estão os vencedores do Oscares de 2008:

Melhor Filme - Quem quer ser Bilionário
Melhor Actor - Sean Pean
Melhor Actriz - Kate Winslet
Melhor Actor Sencundário - Heath Ledger (think god!)
Melhor Actriz Secundária - Penelope Cruz
Melhor Realkizador - Danny Boyle (Quem quer ser Bilionário)
Melhor argumento original - Milk
Melhor argumento Adaptado - Quem quer ser Bilionário

Melhor Filme de Animação - Wall-E
Melhor Montagem - Quem Quer Ser Bilionário
Melhores Efeitos Visuais - Estranho Caso de Benjamin Button
Melhores Efeitos Sonoros - O Cavaleiro das Trevas
Melhor Mistura de Sons - Quem Quer Ser Bilionário
Melhor Banda Sonora - Quem Quer Ser Bilionário
Melhor Musica Original - Quem Quer Ser Bilionário
Melhor Filme Estrangeiro - Departures
Melhor Curta de Animação - La Maison the Cube
Melhor Direcção Artistica - Estranho Caso de Benjamin Button
Melhor Guarda Roupa - A Duquesa
Melhor Maquilhagem - Estranho Caso de Benjamin Button
Melhor Documentário - Man on Wire

Melhor Curta em Documentário - Smile Pinki

O filme da noite foi "Quem Quer Ser Bilionário" em 10 nomeações conquistou 8, o grande derrotado foi "O Estranho caso de Benjamin Button", apenas conquistou 3 Oscares das 13 nomeações!
Não houve grandes surpresas na gala a não ser o Oscar de melhor actriz secondária atribuido a Penélope Cruz, e o Oscar de melhor actor principal esperava-se Mickey Rourke, apesar de, na minha humilde opinião, Sean Pean estar melhor em Milk!
Hugh Jackman foi de facto o anfitrião perfeito! Uma gala com dinâmica e cheia de glamour que ja não se via a algum tempo, fez lembrar o verdadeiro conceito de cerimónia dos Oscares e a velha Broadway! Para mim as desilusões da noite foram Ben Stiler, Daniel Craig, Sarah Jessica Parker, e Natalie Portman a sua apresentação foi um pouco estranha e desfasada! Quanto a Hugh Jackman, Will Smith, Jennifer Aniston e o grande Jack Black os meus parabens!

Tenho que referir que um dos momentos altos ou mesmo o climax da noite foi a homenagem aos falecidos em 2008, principalmente ao rei Paul Newman, a subida ao palco do familiares de Heath Ledger (um dos meus actores preferidos), e o momento musical inicial de Hugh Jackman, SIMPLESMENTE ESPANTOSO!!!

Ate aos Oscares de 2009!
E Bom dia de sono a todos os cinéfilos! xD

domingo, fevereiro 15

A Duquesa

Entrei na sala de cinema para ver este filme, sem o minimo de interesse e com expectativas bastante baixas em relação ao filme, contudo saí surpreendida! Ralph Fiennes está, como sempre bastante bem! Acompanhado com uma interpretação muito razoável da jovem Keira Knightley, que consegue acompanhar com uma dificuldade pouco aparente o veterano! Supreendeu-me com uma personagem muito interessante e até bem construida (apesar do seu melhor papel ser sem duvida "Orgulho & Perconceito"). O diálogo é fluido, convicente e por vezes interessante. A história, por ser veridica, é toda ela envolvente e muito interessante, revela o machismo da época e o sofrimento das jovens da altura, perante a sua impotência em satisfazer os caprichos masculinos.
Considerei o exagero de cenas em que Keira aparece grávida, mas também achei que ela esteve muito bem, porque na verdade é dificil para uma jovem que nunca esteve na condição de mãe ou irmã mais velha de repente entrar num filme, e representar o papel de uma mãe esforçada e dedicada! Dominic Cooper é o pior actor deste filme realmente fraco e muito forçado, estraga completamente o elenco deste filme! Tenho de salientar que o guarda-roupa é absolutamente fabuloso!
Sem mais nada a dizer, é um filme recomendado pela sua simplicidade e profunda lição de vida...

Friday 13th


Parece que ultimamente os filmes de terror são autenticos talhos, carnificina e mais nada! Cada vez mais os filmes de terror estão ocos e sem interesse nenhum! O diálogo deste filme é absolutamente ridiculo, "extraordinariamente" desinteressante e as personagens fraquissimas, tanto em representação como em exprissividade.
Não traz nada de surpreendente, o final é previsivel, e as cenas de suposto "medo" são tão previsiveis que da vontade de abandonar a sala. Uma desilusam para quem gosta de Sexta-Feira 13 (como eu), não recomendo este filme, porque está mesmo muito fraco, mau é uma palavra muito pouco expressiva para justificar este filme.
Jared Padalecki está uma completa desilusão, deveria ter continuado a representar Sam Winchester em Sobrenatural e nunca ter feito este filme, uma autêntica mancha na carreira do jovem actor!
Michael Bay tem de seleccionar melhor os filmes que produz, fui ver o filme por confiar na qualidade de acção Michael Bay, mas parece que saí da sala sem um sorriso e com um sentimento de desilusão evidente, e profundamente desapontada com o produtor e sobretudo com o Jared Padalecki acho que não devia ter aceite esta personagem não é comparável à de Sam Winchester em Supernatural!
Este filme é tão desnecessário que até parece mentira, uma tentativa falhada de imitar tanto o antigo e interessante "Sexta-feira 13" como a terrivel saga "Hostel"!

terça-feira, fevereiro 10

Problemática de "Milk"

Apesar de ser um dos grandes candidatos ao Oscar de melhor filme e uma das minhas mais fortes apostas para vencer, existe uma problemática. Em 2005 Brokeback Mountain era sem duvida o melhor filme nomeado, a questão é: Porque não ganhou? Na minha opinião ainda muito influênciada pela tenra idade que possuo, esta grande injustiça deve-se ao facto de o filme ser sobre homossexuais, que como todos sabemos os Americanos são completamente "homofóbicos", este filme tambem se revelou uma profunda critica à sociedade americana dos "cowboys" considerados os "machões" até agora, e isso reflecti-se nos resultados de 2005, porque apesar de Colisão ser um grande filme, perdoem-me a ousadia, mas não chega ao nivel de Brokeback Mountain. Em primeiro lugar como grande aperciadora de Ang Lee e Heath Ledger tenho de referir o excelente trabalho de ambos, e não só, alias este filme foi a grande "vitória" na carreira de Jake Gyllenhaal e Michelle williams. Por tudo isto, foi injusta a fraca premiação deste filme!
Tinha tudo para ser um dos grandes vencedores da noite, mas saiu censurado pelos olhos da sociedade Americana! Apenas Ang Lee e a Banda Sonora conseguiram sair com um sorriso...
Será que se passará o mesmo com Milk? É verdade que ao contrário de Brokeback Mountain, Milk leva três vantagens; o facto de o realizador ser Gus Van Sant (Psycho 2), de se tratar de uma história veridica, e ter Sean Pean como cabeça de cartaz!
Com tudo isto apenas gostaria de exprimir a minha opinião e esperar que não aconteça como em 2005! Afinal os grandes filmes surgem de grandes polémicas!
Parabens tanto a Gus Van Sant como a Ang Lee, principalmente ao segundo pela ousadia!

segunda-feira, fevereiro 9

Cinemoterapia - Receita contra a crise e outros males

Conceito que nasceu como sempre nos EUA, mas que rapidamente se alargou até à Europa, consiste numa forma de poupar dinheiro com as sessões do Psicólogo.
É verdade em vez de pagar para ser "ouvido/a" por um psicologo, apenas e somente gaste dinheiro num aluguer de um filme, bilhete de cinema ou simplesmente peça a um amigo, a única preocupação que deve ter é escolher um filme que se adeque ao seu estado de espirito!

Ex: Se o sentimento presente for o de tristeza e infelicidade por ter a sensação que o amor nunca lhe bate à porta (caso frequente entre os adolescentes - xD) os filmes a ver são:

Orgulho & Perconceito
Ema
Elizabethtown
Elas não me Largam
O Banquete de Amor
Entre outros... (foram os primeiros a chegar à minha memória)

O Estranho Caso de Benjamin Button

Primeiro tenho de felicitar a brilhante, diria mesmo digna de Oscar, a actuação de Cate Blachett, mas vindo desta excelente actriz não é uma surpresa mas sim um confirmação do seu talento natural e inacto!
Em seguida tenho de discordar com a Academia, pois Brad Pitt não apresenta uma representação memorável, esforçada, devido às circunstâncias da propria personagem mas nem por isso merecedora de um Oscar.
A mensagem do filme é profunda digna de aplausos, mas o "desembrulhar" da história torna-se cansativo e pouco apelativo! Apesar de o seu conteúdo argumentativo, encenativo, e sobretudo a profunda lição de vida ser arrebatadora, estrondosa e fantástica, peca pela falta de enredo e dificuldade de interligação.
Apesar de tudo é um filme que recomendo mas discordo totalmente da sua nomeação para Oscar de Melhor Filme!

Ps- 3 estrelas e porque foi nomeado talvez 3,5

Austrália

Africa Minha vs Austrália

Tenho que admitir que o filme está com uma história semelhante a África minha mas com um final feliz! Sendo eu uma grande apreciadora de "Out of Africa" não podia deixar de simplesmente adorar "Austrália"!
Tambem por o papel principal pertencer a Nicole Kidman e a Hugh Jackman, que diga-se de passagem superaram "pelo menos" as minha expectativas, e também porque o realizador é esse grande senhor Baz Luhrmann.
Adorei a história, o argumento as paisagens e as personagens. Fiquei deslumbrada com a interpretação Brandon Walters (Nullah) foi sem duvida uma agradável surpresa.
A desilusão no filme foram os efeitos especiais, muito fraquinhos, talvez a maior desilução.
Em suma, é caso para dizer: "Depois de visitar África, quero visitar a Austrália!"

Ps-5 estrelas é uma pontuação que não costumo dar mas desta vez acho que perdou-o o fracasso dos efeitos especiais! =D

Os 10 melhores de 2008!

1- Haverá Sangue
2- Este País Não É Para Velhos
3-Sweeney Todd: O Terrivel Barbeiro de Fleet Street
4- Wall-E
5- I'm Not There
6-Expiação
7-O Lado Selvagem
8-O Assassinio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford
9-O Cavaleiro das Trevas
10-Antes que o Diabo Saiba que Morreste

Na Minha humilde opinião estes são os 10 melhores de 2008!