quarta-feira, fevereiro 17

Room

O mundo é aquilo que o ser humano pensa conhecer.

Room é uma história dramática, trágica, comovente, arrebatadora, monstruosa e mágica. Tudo adjectivos que entre si culminam numa relação entre mãe, filho e o mundo diferente que ambos conhecem. No fundo é um triângulo amoroso, circunscrito num cubo de paredes espessas e realidades diferentes.
Há anos atrás tive este livro na mão, na altura não tinha dinheiro no bolso para o comprar, voltei à livraria no dia seguinte e já não o encontrei. Não voltei a encontrá-lo. Não voltei a procurar, nem voltei a ler mais do que aquilo que tinha lido naquela "breve" passagem (que no meu caso nunca é breve) pela livraria que com a crise fechou. Por este motivo, não conheço o romance de Emma Donoghue e não posso comentar as suas semelhanças com o filme.
A película tem momentos claustrofóbicos e angustiantes, arrepia, desafia os limites da imaginação e comove. Tudo isto é possível porque temos uma história muito original, com bases bem estruturadas e metáforas suaves, que se perdem num argumento com altos e baixos. Há momentos no filme que quebram o "ritmo" dramático e que não o deixam brilhar como era suposto.
Lenny Abrahamson consegue uma realização intimista, que consome o ar do espectador, mas que se vai desvanecendo com o decorrer da acção, tornando-se mais fria e inconsistente,
Brie Larson tem uma interpretação excelente, consegue momentos de tensão, de desespero e de emoção que nos comovem e nos permite sinergizar com a personagem. Contudo, perde alguma credibilidade em duas cenas chave do filme, o que limita a empatia do espectador com a actriz.
Jacob Tremblay é a mais valiosa peça deste puzzle cinematográfico. Tem uma interpretação absolutamente sublime. É espantoso o olhar da criança em momentos magnéticos do filme, chega a ser imperativo ver Room só pela revelação deste actor.
A sensação com que o espectador fica é que há algo que não está completo, falta qualquer ingrediente que não é possível transmitir por palavras. No entanto, é um filme que vale a pena ver pela história, pelas personagens, pelo o mundo que cria em seu redor dentro de quatro paredes.